segunda-feira, 16 de abril de 2007

O projeto LINQ

Hoje, arrumando os livros de minha estante, deparei-me com uma publicação que recebi do Alexandre Nardi, Arquiteto de Soluções da Microsoft Brasil, em um evento realizado aqui em Brasília no ano passado.
Nesta publicação estão textos cuidadosamente selecionados pela equipe da MSDN Brasil que abordam desde expansão do Agile para adequação ao CMMI Nível 3, até os novos recursos de segurança dos dados com o SQL Server 2005.
Todos estes textos podem ser encontrados em www.microsoft.com/brasil/msdn/arquitetura, porém o que mais me chamou a atenção neste momento foi o artigo “O Projeto LINQ - .NET Language Integrated Query” (www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/arquitetura/LINQ.mspx).
O artigo foi exemplarmente escrito em setembro de 2005 e, apesar do tempo passado, continua sendo uma excelente fonte para compreensão do que vem a ser o LINQ e de como esta tecnologia vai impactar na maneira como programamos e tratamos os dados relacionais.
Neste processo de compreensão do LINQ tem-se como conseqüência a compreensão da dimensão e da importância de alguns novos recursos das linguagens C# e VB.Net, como por exemplo os tipos genéricos, métodos e classes anônimas e operadores de consulta ou agregação. Alguns destes recursos já estão a nossa disposição (principalmente em C#), mas para todos os outros deveremos esperar o Visual Basic 9.0 e o C# 3.0.
Boa leitura e até o próximo post.

Nenhum comentário: